>> Disfunção Temporomandibular (DTM) / Dor orofacial
O estresse, a correria do dia-a-dia e a falta de tempo da vida moderna têm levado a um aumento de doenças relacionadas à ansiedade, com sintomas como dores de estômago, insônias, irritabilidade, medo excessivo, compulsões, dentre outras. Da mesma forma, as dores crônicas de face passaram a ter uma prevalência maior e a serem mais observadas pela população, principalmente aquelas que apresentam como fator contribuinte o aspecto emocional, como é o caso da disfunção têmporo-mandibular (DTM) e do bruxismo.
Diante disso, houve uma necessidade dos profissionais de saúde enxergarem essa nova realidade social e, com essa variedade de fatores atuando em conjunto, tornou-se fundamental se ter um tratamento com uma abordagem multidisciplinar, em que a experiência de cada profissional na sua especialidade (cirurgião-dentista, fisioterapeuta, psiquiatra, neurologista, psicólogo, etc) viesse contribuir para se alcançar o êxito no tratamento.
Essa complexidade também levou ao surgimento da especialidade “Dor Orofacial e Disfunção Têmporo-Mandibular”, que foi reconhecida pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO) em 2002. Antes dessa data, as doenças relacionadas a essa área eram tratadas em geral por protesistas, cirurgiões buco-maxilo-faciais ou ortodontistas de maneira isolada, cada um tentando fazer o melhor ao seu paciente dentro da sua visão limitada e parcial de patologias que necessitavam de um tratamento feito com uma visão global e abrangente do problema.
De acordo com essa tendência de abordagem, oferecemos um tratamento baseado na interação entre vários profissionais de saúde em busca do controle da evolução de cada patologia, da redução das dores orofaciais e, quando possível, também da cura. Através da dedicação exclusiva a essa “nova” especialidade, concentramos todos os nossos esforços em busca do nosso objetivo mais importante, que é uma melhor qualidade de vida de nossos pacientes.