Herpes Oral: Tratamento
Herpes oral tem tratamento?
Doença viral recorrente causada pelos vírus Herpes Simplex 1 e 2, o herpes oral pode ser transmitido de duas formas; pelo contato direto e pela saliva e através de relação sexual.
Em ambos os casos, quando de sua contaminação, o vírus fica latente (hibernante) no nervo (neurônio) de onde são reativados quando o indivíduo encontra-se estressado, com febre, recebe irradiação solar excessiva, sofre algum trauma ou realiza terapia com corticosteróide. Neste caso então, o vírus reagindo a esses agentes externos, se transforma na forma lítica (destrutiva) nas células epiteliais e fibroblastos, apresentando sinais de ferimentos.
No Brasil, o herpes labial atinge 85% da população, segundo dados da Sociedade Brasileira de Dermatologia. A sintomatologia aparece em 50% dos portadores do vírus anualmente.
Tratamento de Herpes
Atualmente, a terapia a laser é a maneira mais eficaz de diminuir a incidência, acelerar a cicatrização e remover a dor. Utiliza-se o laser com uma potência maior junto com corante para descontaminar a região com herpes, nas outras sessões a dose e a potência do laser são diminuídas para acelerar a cicatrização.