Odontologia é essencial para pacientes com câncer
Você sabia que há a necessidade de acompanhamento odontológico por quem tem o câncer diagnosticado? O cirurgião dentista realiza a prevenção, o diagnóstico e o tratamento das alterações bucais decorrente das terapias. O acompanhamento visa minimizar os riscos de infecção e melhorar a qualidade de vida do paciente.
“Não importa onde é a doença. O tratamento ocasiona danos a mucosa bucal, por isso há a necessidade da assistência de um especialista”, diz Dr. Gustavo Maluf, especialista em odontologia oncológica.
O tratamento odontológico para pacientes com câncer não deve ser interrompido
É prejudicial a interrupção do tratamento, pois implica em risco para a vida do paciente. Por isso, o acompanhamento odontológico deve ser feito antes, durante e depois da quimioterapia ou da radioterapia de cabeça e pescoço. Segundo Maluf, o sistema imunológico comprometido por conta do tratamento e os focos de infecção dentária pode comprometer o que foi feito pela equipe médica. As infecções periodontais (gengiva), lesões endodônticas (canal) e a pobre higienização são fatores que interferem diretamente no tratamento oncológico.
“Muitos medicamentos têm até 50% de chances de ocasionar problemas na cavidade bucal, como a mucosite. Em casos sérios, essas úlceras podem ter grandes dimensões e o paciente tem dificuldade para se alimentar, alguns deles chegam a perder 20kg e precisam suspender o tratamento”, explica Dr. Gustavo Maluf.