>> Notícias

Sua saliva pode ser a causa do mau hálito!

/ em Dicas Notícias Tratamentos Odontológicos
Causa do mau hálito
Para manter a saúde bucal e evitar o mau hálito é necessário estar sempre de olho em alguns aspectos da sua boca. A saliva, por exemplo, deve ser incolor e transparente. Salivas com outras colorações podem indicar problemas como sangramento ou “placa bacteriana”. Além disso, a saliva precisa apresentar certa viscosidade, pois se muito líquidas costumam causar constante sensação de sede.
A diminuição da saliva favorece o acúmulo de placa bacteriana nos dentes e, com isso, o surgimento de cáries e de problemas gengivais. Para completar, o ressecamento da boca acentua a descamação das células da mucosa dessa região, que se acumulam sobre a língua formando uma massa amarelada ou esbranquiçada conhecida como “saburra lingual”.
“A boca é um local com grande quantidade de bactérias e através delas geram gases ricos em enxofre, ocorrendo o mau hálito”, afirma Gustavo Maluf, vice-presidente do CBROHI (Colégio Brasileiro de Odontologia Hospitalar e Intensiva).
Porém, depois que se adquire o mau hálito, existe exames que podem detectar a origem. A sialometria, por exemplo, é um exame que mede a quantidade de saliva produzida em um determinado intervalo de tempo. O resultado mostra o fluxo salivar, ou seja, quantos mililitros de saliva são produzidos por minuto. Esses exames pode avaliar a coloração, viscosidade e pH.
A Blanca Odontologia será a primeira clínica da região a receber  o OralChroma, um moderno e eficaz instrumento para diagnosticar o mau hálito. O aparelho foi desenvolvido no Japão, sendo utilizado para medir as concentrações dos gases orais e sistêmicos. Detecta os componentes do hálito separadamente e analisa as causas do problema.
 
Confira algumas dicas para prevenir o mau hálito: 
- Consuma líquidos em quantidade correta (cerca de 2 litros por dia).
- Adeque o consumo de água à rotina diária. Palestrantes, pessoas que moram ou trabalham em ambientes quentes ou que realizam atividades que exigem esforço físico, geralmente precisam de maiores quantidades.
- Não espere sentir sede para beber água, e sim transforme esse ato em uma rotina.
- Se não gosta muito de água, pode investir em sucos, água aromatizada com folhas de hortelã e chás de ervas (camomila, erva cidreira, canela etc.). Porém, a dica não vale para refrigerantes ou bebidas alcoólicas, que desidratam o organismo e comprometem o hálito.
Vale lembrar, a prevenção é o melhor meio de preservar a sua saúde bucal até a terceira idade. Por isso, cuide-se!
Agende agora mesmo sua consulta, por aqui.

 

Fonte: saude.terra.com.br