>> Ortodontia
Ortodontia é uma especialidade odontológica que corrige a posição dos dentes e dos ossos maxilares posicionados de forma inadequada. Dentes tortos ou dentes que não se encaixam corretamente são difíceis de serem mantidos limpos, podendo ser perdidos precocemente, devido à deterioração e à doença periodontal. Também causam um estresse adicional aos músculos de mastigação que pode levar a dores de cabeça, síndrome da ATM e dores na região do pescoço, dos ombros e das costas. Os dentes tortos ou mal posicionados também prejudicam a sua aparência. O tratamento ortodôntico torna a boca mais saudável, proporciona uma aparência mais agradável e dentes com possibilidade de durar a vida toda.
Quais os principais tipos de aparelhos ortodônticos?
Aparelho removível
Indicado para tratamentos em pacientes em fase de crescimento ou para tratamentos simples em jovens e adultos. Tem a vantagem de poder ser removido para atividades sociais, para alimentação e para higiene bucal.
Aparelho fixo
Indicado para tratamento na dentição permanente. Em alguns casos pode ser utilizado também em crianças. São os aparelhos mais eficientes, funcionam 24hs por dia, dependem menos da colaboração do paciente, e podem corrigir má oclusões complexas. Existem várias gerações de aparelhos fixos, os mais modernos permitem tratamento com mais rapidez e conforto par ao paciente.
Aparelho fixo estético
Indicados para pacientes adultos. São bem mais discretos do que os aparelhos fixos de metal e podem ser utilizados com arcos estéticos para ficarem ainda menos visíveis. Existem diferentes qualidades de aparelhos fixos estéticos. Os mais simples são feitos de plástico ou de fibra de vidro e os de melhor qualidade, de porcelana ou safira, que não sofrem alteração de cor durante o tratamento.
Ortodônticos (Invisalign)
Os alinhadores ortodônticos são aparelhos móveis transparentes programados por um software para corrigirem a mordida de forma gradual.Eles são trocados periodicamente e numa frequência que vai de acordo com o planejamento de cada paciente. São necessárias consultas mensais para acompanhamento do tratamento.
Esse tipo de aparelho pode ser usado tanto por crianças na fase de troca dos dentes quanto por adolescentes e adultos.
É ideal para quem não quer ou não pode usar aparelho fixo, ou ainda para quem já usou aparelho porém os dentes entortaram novamente.