Problemas bucais afetam rendimento de atletas
A qualidade de vida começa a ser prioridade na vida de pessoas que antes pouco ligavam para a prática esportiva. No verão, as atividades físicas ao ar livre e nas academias começam a ganhar mais adeptos. O que muitos não sabem é que os dentes influenciam diretamente o desempenho das pessoas ao se exercitarem.
Estudos mostram que o rendimento de um atleta, seja profissional ou amador, pode ser reduzido se houver alguma alteração na saúde bucal. A má oclusão, a respiração bucal, problemas na articulação têmporo-mandibular (ATM), problemas nos canais e até cárie podem levar ao aumento do risco de lesões e dificultarem a recuperação.
Além disso, o posicionamento dos dentes e os problemas na ATM estão entre os fatores que podem diminuir em 20% o rendimento em qualquer esporte. Esses problemas, como outros, prejudicam a respiração. “Esses fatores são muito comuns e precisam de grande atenção. Um tratamento eficaz o mais cedo possível evita problemas futuros”, explica o Dr. Gustavo Maluf, especialista em Periodontia e Implatodontia e sócio da Blanca Odontologia.
As doenças periodontais, como a gengivite e periodontite, oferecem um grande risco de contaminação do músculo cardíaco, causando uma grave infecção chamada de endocardite bacteriana. O tratamento consiste em remoção de foco de infecção bucal.
Prevenir os traumas desportivos são uma necessidade, já que esta é a terceira maior causa dos traumas faciais. Os protetores bucais confeccionados por um especialista são importantes para prevenir traumas dentais. Os sisos inclusos na mandíbula podem contribuir para a fratura mandibular após um trauma.